segunda-feira, 28 de junho de 2010

Estamos cuidando de nossa: “VOCÊ S.A.”?

Nesta semana, peço uma reflexão interior, ou seja, um momento onde busquemos enxergar as coisas de dentro para fora, assim sugiro uma reflexão profunda sobre qual o devido valor que cada um de nós dá a nossa “VOCÊ S.A.”, ou seja, a nossa empresa pessoal, pois para cada um de nós esta é a maior empresa do mundo.
Será que cuidamos do nosso maior patrimônio que é o nosso conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional?
Será que somos capazes de desenvolver nosso marketing pessoal? Já perceberam como muitas vezes nós mesmos destruímos nossa imagem com atitudes que não condizem com o discurso.
Para ajudar nesta reflexão utilizo um texto em anexo que já citei em uma mensagem anterior de abril de 2009, o qual se encaixa perfeitamente no contexto desta reflexão:

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um 'não'. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”.
(Fernando Pessoa)

O grande poeta português Fernando Pessoa, nos dá uma verdadeira lição sobre este tema, é muito perigoso quando fazemos comparações com outras pessoas e potencializamos nossas falhas, isto nos desmotiva e nos dá o sentimento de pequenez e de incapacidade perante os grandes desafios que a vida nos impõe, por outro lado se achar superior as pessoas e o senhor da verdade, gera arrogância e falta de humildade, as quais afastam as pessoas e nos tornam suscetíveis a erros por não ter a capacidade de ouvir os outros e verificar os pequenos detalhes. A Qualidade está nos pequenos detalhes e o grande desafio da “VOCÊ S.A”. é encontrar equilíbrio entre se sentir inferior e superior as outras pessoas, ou seja, a linha de convicção que não nos deixa sentirmos nem eufóricos e nem deprimidos e sempre nos faz caminhar, em busca do constante processo do aprender, crescer e mudar.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: