segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mudanças: Os Perigos da Rotina

Nesta semana, sugiro uma reflexão sobre a resistência que temos às mudanças, e os perigos da rotina em nossas vidas, pois a rotina pode nos transformar em perfeito robôs que agem e reagem automatizadamente e perdem valores essenciais na vida e nos tornamos um vazio.

Será que não estamos tão envolvidos em normas e procedimento, ou seja, hábitos de nossa rotina cotidiana que acabamos por esquecer-se de algo fundamental em nossa vida que é o conteúdo do que fazemos? Já perceberam que é exatamente este conteúdo a verdadeira razão pela qual realizamos nossas atividades diárias. Será que muitos de nós não estamos completamente vazios por dentro por termos uma rotina tão corrida que se quer paramos para analisar o que estamos fazendo? Por que estamos fazendo? E quais são os nossos reais objetivos?

No ambiente profissional, o bom humor e a clareza nos objetivos, incentivam o aumento da produtividade, assim seguem algumas dicas para um bom ambiente:


* Um sorriso nos lábios demonstra o modo de encarar a vida, facilita a comunicação e melhora as relações no trabalho e na vida social, no entanto para termos este sorriso no rosto, com certeza temos que saber claramente quais são os nossos objetivos, tornando assim o nosso trabalho não uma rotina e sim um processo de crescimento e aprendizado em busca da realização da felicidade de cada um;
* Para sorrir mexemos menos músculos do rosto do que para ficar de cara feia testa franzida, assim sorria nem que seja por economia, o humor mal ou bom contagia;
* Cuidado com as palavras jogue uma pedra na água: ela some em um instante, mas deixa dezenas de ondas girando em círculos, círculos e círculos, liderar é deixar marcas, assim cuidado com as marcas.


Terminando esta nossa reflexão, destaco um cuidado especial na comunicação diária. Falar sem pensar apenas envolvido na rotina pode provocar efeitos desastrosos, isso normalmente acontece quando agimos de maneira automática, e esta ação muitas vezes é fruto da falta de visão de onde queremos chegar.

É fundamental acreditarmos em nós, em nosso trabalho e em nossa capacidade, esta fé nos leva a ter objetivos claros muito bem definidos e quando obtemos esta visão, fugimos de encarar a vida como uma rotina sem propósitos claros, paramos de agir como robôs e passamos a perceber o outro, isso com certeza irá fazer uma grande diferença em nossa vida, melhorando assim a qualidade do ambiente em que vivemos.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!


Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: