segunda-feira, 28 de junho de 2010

Estamos cuidando de nossa: “VOCÊ S.A.”?

Nesta semana, peço uma reflexão interior, ou seja, um momento onde busquemos enxergar as coisas de dentro para fora, assim sugiro uma reflexão profunda sobre qual o devido valor que cada um de nós dá a nossa “VOCÊ S.A.”, ou seja, a nossa empresa pessoal, pois para cada um de nós esta é a maior empresa do mundo.
Será que cuidamos do nosso maior patrimônio que é o nosso conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional?
Será que somos capazes de desenvolver nosso marketing pessoal? Já perceberam como muitas vezes nós mesmos destruímos nossa imagem com atitudes que não condizem com o discurso.
Para ajudar nesta reflexão utilizo um texto em anexo que já citei em uma mensagem anterior de abril de 2009, o qual se encaixa perfeitamente no contexto desta reflexão:

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um 'não'. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”.
(Fernando Pessoa)

O grande poeta português Fernando Pessoa, nos dá uma verdadeira lição sobre este tema, é muito perigoso quando fazemos comparações com outras pessoas e potencializamos nossas falhas, isto nos desmotiva e nos dá o sentimento de pequenez e de incapacidade perante os grandes desafios que a vida nos impõe, por outro lado se achar superior as pessoas e o senhor da verdade, gera arrogância e falta de humildade, as quais afastam as pessoas e nos tornam suscetíveis a erros por não ter a capacidade de ouvir os outros e verificar os pequenos detalhes. A Qualidade está nos pequenos detalhes e o grande desafio da “VOCÊ S.A”. é encontrar equilíbrio entre se sentir inferior e superior as outras pessoas, ou seja, a linha de convicção que não nos deixa sentirmos nem eufóricos e nem deprimidos e sempre nos faz caminhar, em busca do constante processo do aprender, crescer e mudar.
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como Transformar a Sua Equipe no Seu Maior Patrimônio?

Nesta semana proponho uma reflexão bem ampla sobre nossa postura individual e a postura das equipes, principalmente a postura de nossa equipe. A grande pergunta é: Como Transformar a Sua Equipe no Seu Maior Patrimônio? Acredito que a resposta desta pergunta está diretamente relacionada às respostas de outras duas perguntas: Qual é o meu diferencial perante meus clientes, ou seja, perante os clientes externos e internos (minha equipe e os demais funcionários da empresa)? Estou utilizando este diferencial para meu desenvolvimento pessoal e profissional atrelado ao desenvolvimento de minha equipe e da minha empresa?

Se hoje seu produto briga por preço e você pessoalmente tem um salário baixo, provavelmente é porque você e sua empresa estão oferecendo ao mercado o que todos oferecem. O grande segredo hoje é ser diferente e esta analogia é fácil ser explicada, você já observou que o abundante tem a tendência de ser desvalorizado, assim como o escasso tem a tendência de ser valorizado. Esta tendência é apenas a aplicação simples da lei da oferta e da procura.

Neste ponto no que se diz respeito a equipes é relevante destacar que o grande diferencial está na valorização das pessoas da empresa, assim, o desafio de transformar nossa equipe de trabalho como nosso maior patrimônio se inicia com a postura de valorização das pessoas envolvidas na empresa, seja em nossa equipe ou não. Um grande obstáculo que as empresas enfrentam é conscientização das áreas de que suas equipes fazem parte de um todo e não competem entre si, e sim devem se ajudar para o desenvolvimento do todo, ou seja, da empresa.

Dicas para manter o bom ambiente de trabalho e assim valorizar as pessoas e transformar sua equipe no seu maior patrimônio:

* O maior desafio para seu futuro é você mesmo, não devemos esquecer que o homem é limitado pela capacidade de acreditar em si;
* Não se esqueça de como você chegou até aqui, o importante não é a chegada, mas sim o esforço e o aprendizado do caminho, onde a grande lição é que devemos estar aprendendo a cada dia;
* Permaneça altruísta, estar disponível é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e das equipes;
* Não permita que o sucesso gere acomodação, cuidado com os elogios eles podem nos acomodar, o sucesso está em nossa maturidade de tirar das críticas o combustível para nosso crescimento;
* Continue a transmitir os ensinamentos, a melhor maneira de aprender é ensinaros outros.


Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
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quarta-feira, 16 de junho de 2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aproveite o Lado Bom das Pessoas.

Olá tudo bem com vocês? Já estamos em plena Copa, assim neste espírito de competição e clima de união que toma conta das pessoas nessa época de Copa do Mundo, minha sugestão sobre nossa reflexão semanal é um dos principais desafios que as organizações enfrentam, pois atualmente com o alto nível de competição elas têm necessidade de trabalharem em equipes, assim a grande dificuldade neste ponto é obter a sinergia no trabalho destas equipes.

Este problema surge apenas e tão somente pela dificuldade que as pessoas encontram no relacionamento interpessoal na busca de objetivos em comum. Vocês já repararam como muitas vezes destacamos os defeitos uns dos outros, ficamos presos as essas observações negativas e não aproveitamos o lado bom das pessoas, ou seja, o que de melhor temos na equipe, é incrível como muitos líderes sequer conseguem notar o real potencial das pessoas.

Para auxiliar nesta nossa reflexão, segue o a Parabola do Açucar com Areia:

“Um sábio conversava com um jovem que reclamava muito dos colegas de trabalho e por isso não tinha amigos, assim o velho mestre percebendo que o jovem só enxergava mesmo o lado negativo das pessoas, pegou uma medida de açucar cristal e misturou-a a uma medida de areia, após este procedimento colocou esta mistura perto de um formigueiro. Assim que uma formiga percebeu a presença do açucar, em pouco tempo, fizeram uma fileira e o jovem supreso,percebeu que as formigas carregam apenas os grõas de açucar, desprezando os de areia. Percebendo o espanto do jovem disse o mestre: - Seja sábio como as formigas meu jovem e aproveite o lado bom das pessoas.”

Todas as manhãs nós temos a oportunidade de agradecer, por outro lado o hábito de reclamar muitas vezes nos faz esquecermos-nos de agradecer o que temos e enxergamos apenas o que queremos, assim também fazemos com as pessoas muitas vezes enxergamos nelas apenas os seus defeitos e o que nos incomoda, isso gera uma antipatia que nos impede de visualizarmos nelas o que elas têm de melhor.

Falando em hábito deixo uma dica: “esta semana troque o vício terrível que temos de reclamar e criticar a tudo e a todos, por elogiar e agradecer”. Elogie 05 pessoas por dia todos os dias, criem este hábito e como certeza você e as pessoas que o cercam terão uma semana bem diferente.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Não chores! Levante-se.

Olá tudo bem com vocês? É o tempo voa mesmo, já estamos na semana onde se comemora o dia dos namorados e no mês da Copa do Mundo. Nesta semana, mais uma vez, sugiro que façamos uma reflexão sobre nossa postura pessoal, analisando o título desta mensagem: “Não chores! Levante-se.”

Porque a maioria das pessoas opta por reclamar e se esconder, o economista Italiano Vilfredo Pareto, desenvolveu o conceito da eficiência ou ótimo de Pareto. A Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas, ou seja, 20% das pessoas são responsáveis por 80% do resultado e do sucesso de uma organização, e é até engraçado como esta lei se comprova em nosso dia a dia, ja perceberam de 80% das vezes que saimos de casa para um restaurante por exemplo vamos nos mesmos 20% de sempre, e quando abrimos o cardápio em 80% das vezes escolhemos os mesmo 20% dos pratos.

Para auxiliar nesta nossa reflexão, segue o texto Feliçar (Arthur da Távola) abaixo:

“Sou eu que faço você sofrer?
Ou é você que sofre por minha causa?
Ou, ainda, é você que sofre por sua própria causa?
Chegar a essa pergunta (leva anos e anos) e é essencial na relação do amor. A resposta demandará muito tempo, sofrimento e, em cada caso, será diferente. Mas, se encontrada, melhorará qualquer relação. Ou constatará seu término.
Proponho como exercício, uma atitude de troca. Onde se lê sofrer, leia-se feliçar (eu feliço, tu feliças, ele feliça, nós feliçamos, vós feliçais, eles feliçam). Por que felicidade não tem verbo? A pergunta, então ficaria: Sou eu que faço você feliz, ou é você que feliça por mina causa? Curiosa e masoquista a vida. O verbo sofrer é complicado. Feliçar é simples. Por que a gente prefere conjugar o sofrer?”

Enquanto choramos e reclamamos, ou seja, mergulhamos em nossas lamúrias, só enxergamos os problemas e os motivos pelos quais somos realmente sofredores, infelizes e incapazes, parem de conjugar o verbo sofrer, conjugue o verbo feliçar e entenda que a dor e os obstáculos fazem parte da realização, pois é em nossa realização que habita a verdadeira felicidade, assim fica a sugestão: Não chores! Levanta-se, pois os que choram se sentem inferiores e assim rastejam, se coloque em pé e viva cada segundo de sua vida como uma grande oportunidade, como um grande milagre que jamais será repetido.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br