segunda-feira, 8 de março de 2010

As Razões do Trabalho

Certa ocasião, um mestre estava caminhando com seu aluno quando uma raposa passou correndo atrás de um coelho. O mestre apontou para os animais e disse ao aluno: - Segundo uma fabula antiga, o coelho escapa da raposa e sobrevive. – Não acho – respondeu o aluno. – A raposa é muito mais rápida e logo alcançará o coelho. – Mas o coelho vai enganá-la. – Insistiu o mestre. – Por que o senhor tem tanta certeza? Perguntou o aluno. – Porque a raposa corre pela sua refeição e o coelho corre pela sua vida. – Respondeu o mestre.

Nesta semana, sugiro uma profunda reflexão sobre esta fábula, pois ela reflete de maneira objetiva o que acontece nas empresas em termos de comprometimento das pessoas.

Vocês já perceberam como muitas pessoas agem como a raposa, e correm apenas atrás de seu salário, como se fosse o único objetivo a alcançar.

No entanto outros têm objetivos mais nobres e enxergam algo muito maior em seu trabalho. Sabem que tem algo a construir, ou seja, buscam seu crescimento e desenvolvimento, assim não se cansam facilmente e, mesmo diante de situações adversas, usam a criatividade para superar e vencer seus obstáculos.

O que nós buscamos em nossas equipes de trabalho?

Assim hoje a busca das empresas é ter em suas equipes, funcionários efetivamente comprometidos com o projeto da empresa e não apenas as pessoas que trabalham pela sua remuneração. (O famoso: “estou aqui para ganhar o meu no final do mês”)

Este fato com certeza explica o fenômeno em nosso mercado de trabalho, que nos apresenta muita gente sem emprego, por outro lado empresas precisando de pessoas efetivamente comprometidas com seu trabalho.

Qual é seu foco? Qual é a sua Missão? O que você busca na empresa?

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: