terça-feira, 30 de março de 2010

Problemas ou Obstáculos?

Nesta semana em que a Igreja Católica propõe a reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo dentro do contexto da Semana Santa, com a celebração da sexta feira da Paixão e a comemoração da Páscoa no domingo, ilustrando a passagem entre a morte e a ressurreição de Cristo, fica a pergunta: Como nós enfrentamos os problemas de nossa vida?

Assim nesta semana, sugiro uma profunda reflexão sobre a importância de enxergarmos as diferenças entre acreditarmos ter problemas, ou obstáculos, a conotação de problema muitas vezes nos amedronta, quando encarados como tal, no entanto se visualizarmos ao invés de problemas, obstáculos, verifica-se a nítida mudança do foco da dificuldade do problema para o desafio de vencer e transpor aquele obstáculo.

Em vez de você ficar se debatendo para resolver os problemas que acontecem durante um dia de trabalho, encare cada questão como um quebra-molas, ou seja, aquela lombada colocada numa estrada, feita para chamar a atenção e reduzir a velocidade.

Dependendo de como nos aproximamos e lidamos com a lombada, podemos ter uma experiência desagradável, desconfortável e até mesmo danosa. Ou você pode fazer simplesmente uma desaceleração e passar suavemente pela lombada, e mais nada. Porém se decidir pisar no acelerador e se agarrar no volante vai atingir o quebra-molas com uma trombada, provocando possíveis dados em seu carro e até mesmo em você.

Os problemas podem ser encarados desta mesma maneira: - podemos ficar irritados com eles, reclamar com as outras pessoas e aumentar a questão, porém se você pensar neles como a lombada, sua visão passará a ser muito diferente. Ao perceber a questão, você desacelera, amortece o choque, fazendo com que o problema seja menos significativo. Então calmamente, você toma a decisão que tenha a maior probabilidade de fazer com que você passe pelo “obstáculo” de uma maneira eficiente e suave.

Pense bem, não há lógica em entrar em pânico e tratar cada problema como se fosse um desastre.

Tenha uma ótima semana. Sucesso!



Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: